Tipos de segmentação

 Cada tipo de ovo sofrerá uma segmentação distinta.

  • Ovos oligolécitos: Segmentação Holoblástica (Total) e Igual. Os blastômeros originados serão uns iguais aos outros, já que todos possuem a mesma quantidade de vitelo. Após formarem um conjunto celular denominado mórula, forma-se a blástula, que originará uma cavidade central chamada blastocele, formada pelo embrioblasto e uma região periférica, a blastoderme, delimitada pelo trofoblasto.
  • Ovos heterolécitos: Segmentação Holoblástica (Total) e Desigual. Nas regiões de maior concentração de vitelo, no polo vegetativo, as clivagens são mais lentas e por isso as células formadas nessa região são maiores, denominadas macrômeros. Já no polo animal formam-se micrômeros, células menores e com menos quantidade de vitelo. Por isso a blastocele originada é irregular.
  • Ovos megalécitos: Segmentação Meroblástica (Parcial) e Discoidal. Apenas no polo animal, onde existe menos vitelo,é que ocorre a clivagem, pois devido ao excesso de vitelo no pólo vegetativo, este não consegue se dividir. Assim, a mórula originada assume um formato discoidal, com células apenas na parte superior do ovo.
  • Ovos centrolécitos: Segmentação Meroblástica (Parcial) e Superficial. Apenas a região periférica se divide, envolvendo a grande quantidade de vitelo existente no centro. Nessa segmentação não ocorre a formação da mórula.